terça-feira

Farol de Santa Marta - 2ª parte

CABO DE SANTA MARTA
FAROL DE SANTA MARTA

Como chegar ao Farol de Santa Marta.


Para chegar ao FAROL DE SANTA MARTA por sua entrada principal, pela cidade de LAGUNA, é necessário passar por um canal com cerca de 1km de extensão, através de uma BARCA, o trajeto tem uma bela paisagem. 

Depois são cerca de 18km de estrada onde se tem a visão de diversas paisagens maravilhosas como a LAGOA DE SANTO ANTÔNIO, fazendas de cultivos de Camarão, dunas móveis, Sambaquis além de praias deslumbrantes.

Dentre todas as atrações do FAROL DE STA. MARTA a grande quantidade de praias em sua região proporciona diferentes tipos de escolhas e opções principalmente aos praticantes do SURF.


As principais praias são:


-CARDOSO: Mais conhecida como “Cardosão”, é uma praia famosa por ter um fundo de areia compacto que suporta grandes ondulações, bastante conceituado entre os surfistas recebe algumas das maiores ondulações do Brasil. Existem no seu canto esquerdo alguns bares que funcionam durante o dia.


Praia do Cardoso - Farol de Santa Marta

-CIGANA: É a primeira praia na chegada ao Farol, é pouco frequentada e um pouco deserta, seu acesso é pela praia do Cardoso. A Cigana é onde começa a maior praia do mundo, praia que só vai terminar no Chuí, a única interrupção é em Torres no RS.


-PRAINHA: É a praia central do povoado de pescadores, fica do outro lado do morro do Cardoso, também freqüentada por surfistas, tem a maior infra-estrutura da região é cercada por casas, hotéis e pousadas, além de boa parte do comércio.


-TEREZA: Uma bonita praia onde se encontram as melhores casas do Farol, com cerca de 600 metros no máximo, tem uma pequena faixa de areia e é cercada por morros, também é boa opção de surf.


-GALHETA: Pouco movimentada, mas muito bonita, tem areia bem clara, praia de difícil acesso para carros sem tração.


-IPUÃ: Praia com fundo de pedra e areia compacta, da praia sai uma trilha até a Praia da Tereza.


-GRAVATÁ: Sem acesso a carros, tem uma caminhada de aproximadamente 20 minutos entre o “mato” e as dunas, a recompensa é um visual deslumbrante.

Além do surf outro fator de destaque no Farol são as BALEIAS FRANCAS, que no período de junho a novembro escolhem o centro-sul do LITORAL CATARINENSE, para uma das fases mais importantes de sua vida: a reprodução. No FAROL DE SANTA MARTA existem alguns observatórios naturais (os costões) que proporcionam momentos únicos, a visualização das baleias de até 18 metros e cerca de 60 toneladas, bem de perto, mais de perto ainda surfistas dividem o mar com as baleias.


Junto às praias encontram-se enseadas de pedra, ideais para a PESCA. Essas rochas muitas vezes estendem-se muitos metros mar adentro, possibilitando a PESCA em águas mais profundas.

As datas mais badaladas são o RÉVEILLON e o CARNAVAL, a virada de ano do FAROL DE STA. MARTA é sem dúvida uma das melhores do Brasil, repleto de gente bonita, as baladas dão diversas opções, desde samba rock, REGGAE, forró, MPB, música eletrônica, até hip hop, surf music, vídeos de surf, DVDs e muita azaração. O carnaval também proporciona diversão garantida, além do fato do Farol estar ao lado do famoso carnaval de LAGUNA, que segundo muitos, é o melhor carnaval do sul do Brasil.


As noites do FAROL DE STA. MARTA, na temporada, são de fato muito agitadas, a rua principal entre a praia do Cardoso até a Prainha é ocupada quase que por inteiro por bares e baladas. As pessoas também ficam na rua em frente aos estabelecimentos, fazendo um verdadeiro agito. A noite começa por cerca de 01h e até as 05h ainda está “bombando”. 


Nos últimos anos os moradores tentam conter um pouco deste agito e fazer com que o lugar seja mais tranquilo e mantenha sua origem cheia de paz.

No Farol de Sta. Marta existe a ONG Rasga Mar, que tenta manter a magia deste lugar tão lindo, protegendo o meio ambiente e tradições locais.
É muito importante que as pessoas que forem conhecer o Farol, respeitem a natureza local. 



Farol de Santa Marta - Laguna. 
O Farol mantém toda a magia e raiz de ser um local pouco devastado, então respeite a natureza!!!

DICAS:


-No Farol não existe Banco, portanto é bom ir preparado financeiramente, ou ter disposição de voltar até Laguna local onde está o banco mais próximo (Se for a Laguna – cidade histórica -visite o museu de Anita Garibaldi mais isso, postarei em breve),
-Boa parte do comércio aceita cartão pra esclarecer.*
-Existem pousadas e hotéis, mas muita gente aluga a casa de pescadores e moradores, direto com os proprietários.
-Se você gosta de frutos do mar, aproveite, pois dependendo a época o preço é barato, camarão, casquinhas de siri e pirão são as principais atrações culinárias, além das tradicionais tainhas e anchovas.
-Durante o ano, o Farol se mantém sossegado, sem muita procura e pra quem busca paz é o paraíso, porem durante a temporada se transforma em um formigueiro, principalmente no ano novo.
-A água é muito gelada, mesmo na temporada.
-Pra quem quer praticar Sandboard nas dunas é recomendado que leve sua própria prancha, pois não existe serviço de aluguel pra isso como em outras praias. È extremamente proibido veículos motores nas dunas, da cadeia!
-Os ventos são fortes proporcionando boas condições para Wind surf e Kite Surf.
-A areia das dunas às vezes formam “atoleiros” na estrada, se encalhar não se preocupe, sempre vem alguém e ajuda a empurrar o carro.
-A estrada de acesso em dias de chuva forte é uma grande aventura, então se não quer perder a placa do carro ou atolar, verifique antes a previsão do tempo.
- A estrada no tempo seco tem bastante “costela de vaca” (aquelas pequenas ondulações) o que provoca bastante trepidação, esvazie um pouco o pneu.
- Há poucos dias o órgão responsável pelo meio ambiente, autorizou a pavimentação da estrada de acesso, a proposta tramitava há tempos, porém a autorização foi concedida apenas para pavimentação com materiais alternativos e não asfalto, respeitando fatores de preservação ambiental.
-Se for de avião o desembarque é em Florianópolis, pegue ônibus até Laguna e depois até o Farol. (Se for de ônibus vá direto a Laguna)
-Se você está indo pra surfar prepare-se pra surfar ao lado de botos, que são bem presentes ao entardecer, se der sorte e dependendo da época também baleias e pingüins.
-Durante a temporada reserve com antecedência um lugar pra ficar, normalmente tudo está ocupado.
-Não deixe de ver a boca da baleia franca, no bar onde a barca retorna a Laguna.

DISTÂNCIAS:
Florianópolis 131 km
Curitiba 480 km
Porto Alegre 362 km
Rio de Janeiro 1245 km
São Paulo 910 km
Brasília 1800 km
Balneário Camboriú 175 km
Tubarão 27 km


TELEFONES IMPORTANTES:
Secretaria Municipal de Turismo (48)3646-0533
Central de Informações Turísticas (48)3644-2442
Prefeitura Mun. de Laguna (48)3644-2442
Rodoviária de Laguna (48) 3646-0119




40 comentários:

  1. porra japa,
    isso aqui tá virando um guia turístico.
    com certeza na próxima vez que eu for pra santa e bela catarina, vou passar aqui pra pegar as dicas de viagem.
    rss.


    eu amo o litoral catarinense.
    quando eu me aposentar, que não precise mais trabalhar, vou montar um boteco na beira da praia em itapoá ou em são francisco.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente paradisíaco. Parabéns pelo guia de qualidade, já li muita coisa em site de turismo e garanto que isso é bem mais instrutivo e persuasivo que guia de companhia famosa...

    Esse post, sobre as praias, museus e atrações desse lugar me fez pensar duas coisas:

    1ª-Ah, se as férias não acabassem amanhã...
    2ª e talvez a mais importante-Aaaaah, se eu tivesse dinheeeeeeeeeeeiro >_<

    Enfim, gostei muito, li até o fim (isso é um puta dum elogio, eu nunca tenho paciência pra guias turísticos xD). Parabéns!

    ______________________
    www.descargapublica.blogspot.com
    Dá uma passadinha lá também! ^^

    ResponderExcluir
  3. Bonito blog parabens

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de conhecer um Farol. Parece algo tão cinematográfico... Gostaria de ver baleias também. O máximo que já vi foram tartarugas marinhas perto de Trancoso. Também gostaria de conhecer o museu que você citou; deve ser realmente interessante ver tudo aquilo da época dos Farroupilhas.

    ResponderExcluir
  5. cara, q lugar lindo, se eu fosse surfista, eu morava em Alagoas, ia sempre para o Litoral em Maceio ou em Aracaju, mas agora to em Goias.

    www.allersonblogger.blogspot.com
    eu comento de verdade e você?

    ResponderExcluir
  6. Po..muito legal seu blogg...!
    Se um dia eu for vija..concerteza vou vir aqui!!=))

    ResponderExcluir
  7. Um ótimo roteiro para esse lugar paradisíaco , muito bem bolado !

    parabéns !

    ResponderExcluir
  8. Encluir o litoral catarinense no roteiro de viajem é uma otima eu já conhecia a primeira vez que fui lá adorei o lugar

    ResponderExcluir
  9. Cara, eu sonho em conhecer essa terra e você aqui me colocando água na boca...

    Putz!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que lugar louco hein!
    Caraca!

    O foda é que se for sem grana viva na mão, passa aperto! hehehe
    Tem até golfinho no lugar mano? Caralho.

    Pô, da hora, nunca tinha ouvido falar daí, mas é longe pra caramba! rs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. ai que delícia, tenho muita vontade de conhecer o litoral catarinense...

    ResponderExcluir
  12. Santa Catarina ** Tão perto do Paraná. Maaaaaas, nunca fui. T_T Que sonho essas fotos. Amei simplismente. Ótimo blog.
    "Além do surf outro fator de destaque no Farol são as baleias francas" Tem baleias lá??? Não sabia. PRECISO IR PRA LÁ MEEEEEEEEEEU.

    ResponderExcluir
  13. Agora me diga o porque que as pessoas muitas vezes preferem conhecer outras belezas fora do Brasil, sendo que nós temos o privilégio de termos diversas belezas naturais! Espero sua visita.

    ResponderExcluir
  14. muito bom o seu post, ele ficou bem completo!
    Não faltou nenhum detalhe importante.
    É bom que o seu blog contribui com o turismo catarinense.

    ResponderExcluir
  15. realmente nada como o litoral catarinense, tive a oportunidade de ir em vários lugares por ae infelizmente não consegui conhecer a tão falada "floripa" ainda :(

    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  16. Um dia visitarei...
    Ótima idéia do blog!



    Mediskina-aqui a gente brinca mas ensina Medicina!

    ResponderExcluir
  17. Realmente o Litoral catarinense é lindo, eu já fui em Laguna e lá é lindo!

    ResponderExcluir
  18. Deu uma baita de vontade de pegar o ônibus e já ir pra Santa Catarina... Principalmente aquela dica de Galheta gostei. Boas dicas e excelente blog, tem um layout limpo, isso ajuda.

    ResponderExcluir
  19. porra;... o lugar é foda... ainda mais pra surfar..pena qu efica muito longe aqui do ES...... mas vale realmente a pena visitar..

    ResponderExcluir
  20. loooooooooooooooooooka aquela onda na praia do cardoso!!!
    sensacional!!!

    ResponderExcluir
  21. Po, a unica vez que fiu pra SC foi pra ir no Beto Carrero *-* Bons tempos, nem tinha Fire Whip u.u

    ResponderExcluir
  22. praias maravilhosas! q bom que vc consegue se divertir e viver a vida sem sair do pais!Parabens pelo sucesso do blog!gostei do post, quem dera ta ai.. ferias acabaram!

    http://www.babloguices.blogspot.com/
    http://www.babloguices.blogspot.com/
    comenta nos meus posts vc tbm!

    ResponderExcluir
  23. ê vontade...

    se eu num tivesse desempregado...

    ResponderExcluir
  24. Muito bacana o seu site, vou retornar, sou formada em turismo e é sempre bom conhecer lugares a fundo, enriquece o nosso trabalho!!
    t favoritei!!=]
    Sucesso ae pra vc, e parabéns o post está otimo!!

    ResponderExcluir
  25. Cara eu nunca tive oportunidade de ir para Santa Catarina, mas pelo que parece as praias são bem mais bonitas que as de São Paulo

    ResponderExcluir
  26. http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1254348-5598,00-BALEIAS+SAO+AVISTADAS+EM+PRAIA+DE+SC.html

    BALEIAS AVISTADAS A 250MTS, TA LONGE EIM...

    PRA QUEM TEVE O PRIVILÉGIO DE DIVIDIR O OUTSIDE CERCA DE 30MTS COM UMA...TA LONGE..RS!

    ResponderExcluir
  27. Cara, o litoral catarinense é perfeito. Ja visitei uns pontos por lá, e olha, recomendo.
    Abraço

    Aguardo sua visita, se puder
    http://maisumblogdopedro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Ae Japá!
    Tem mais um selo pra você em meu blog!
    Pega lá.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Ana Paula Correia5 de agosto de 2009 06:59

    A todos que comentaram que tem vontade de conhecer Santa Catarina, venham mesmo pq meu estado é maravilhoso e esperamos vocês com muito carinho... Eu moro a 45 minutos de Laguna e vou muito ao Farol e também a Itapirubá que é mais próximo de Imbituba, pesquisem são praias lindas recomendo todas.. Abraços

    ResponderExcluir
  30. Parabéns explicou corretamente sobre como é o farol! porém esqueceu que no reveillon e carnaval, aparecem também as baladinhas de SKA! no bar "Arregado" bem em frente ao farol mesmo! Para mim é o melhor lugar que tem!! Abraço

    ResponderExcluir
  31. quando tem novidades??
    esse guia turistico tem tudo pra dar certo,


    valeu a visita ao marmanjus.

    ResponderExcluir
  32. tem um link direto do
    MARMANJJUS THE BLOG para uma das suas postagens.
    confira aqui
    MARMANJJUS THE BLOG obrigado pela parceria e não se esqueça de mandar o link da sua melhor postagem para aparecer no marmanjjus no sábado que vem,
    no MARMANJJUS THE BLOG tem um banner que te leva direto ao orkut, deixe lá seu link.
    obrigado e até a próxima visita.

    ResponderExcluir
  33. Jonas/ Tubarão-SC20 de agosto de 2009 21:02

    simplesmente o melhor lugar no mundo!!!

    ResponderExcluir
  34. Época de observação das Baleias Franca, na região de Imbituba,reserves sua hospedagem
    maiores informações pode obter via site:
    http://www.praiadorosa.blog.br

    ResponderExcluir
  35. Se alguém precisar de casas para ficar no farol é só acessar o www.faroldesantamarta-sc.com.br. òtimo site.

    ResponderExcluir
  36. Visitei Laguna,vi os golfinhos, passeio de barco, city tour no Centro Histórico, a praia do Gravatá e a Pedra de Frade, que tal algumas fotos aqui...

    ResponderExcluir
  37. Legal esse guia, esse ano fui a Laguna guiada por este blog: http://juliocesarcetaceo.blogspot.com/, é muito bom tambem. Abraços e parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE...

leia também

Blog Widget by LinkWithin